Regulamento RTA 2025

CATEGORIAS RTA

DEATH MATCH – MALA ABERTA – EXTREME –HV e 12V
Medição feita por Sistema Informatizado RTA 30 / 3000 COM DUPLO SENSOR M-8 N° 10347 E 10348 CERTIFICADO PELO INMETRO EM PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE CALIBRAÇÃO PRO – MNS –1000 VER. 011.

REGULAMENTO:

As inscrições dos veículos competidores serão feitas no dia do evento, antes do início das aferições.
A participação na competição é facultativa e o competidor pode a qualquer momento, antes de
participar, declinar de seu direito de competir, tendo restituído o valor pago para se inscrever. A
participação, por sua vez é considerada como concordância, entendimento e compreensão das
regras aqui estipuladas e de eventuais decisões proferidas pelo juiz e proprietário da entidade.

Para transparência e total isenção no julgamento dos veículos não há inscrição gratuita por utilizar
uma marca patrocinadora. Competidores patrocinados ou não, pagam o mesmo valor de
participação. Fornecemos recibo ao competidor para reembolso pelos fabricantes.

Nosso vínculo com os patrocinadores é restrito à divulgação da marca, não há interferência na
elaboração de regras ou julgamento dos veículos.

É necessário que o dono do veículo ou consultor e lojista/instalador esteja no controle;
Poderá haver alterações nas regras e categorias durante a temporada com prévio aviso a todos
competidores.

Fica o competidor ciente de que em qualquer etapa o veículo poderá ser vistoriado pelos juízes

ARENA DE MEDIÇÂO:

O veículo deverá entrar na área de medição rodando;

O uso das rodas com os pneus são obrigatórios, não existindo regras para a polegada das rodas bem como a calibragem dos pneus, mas não podendo estar completamente murchos;

A área de medição é determinada pela barreira física da entidade, independente se há cobertura e grades ou não. A medição pode ser feita em locais fechados quando disponível. Não é obrigatório estar debaixo da tenda para aferição do som.

Uso liberado de macacos e rampas, não podendo desengatar os projetos em reboque do veículo de tração

Fica proibido o uso de fontes, carregadores e motor ligado no momento da aferição.

  • Asas e tuneis com parte superior avançada ou com inclinações serão medidos da ultima parte do carro ou caixa com um prumo.
  • Valido da última parte do túnel dos graves, não das portas .
  • O juiz autorizado pela aferição do som não tem obrigação de tirar o esquadro do microfone até o túnel do projeto, fica livre ao competidor fazer se preferir, desde que esteja dentro do regulamento de cada categoria.
CONDUTA DO COMPETIDOR

Para que haja, a preservação do espírito esportivo e a motivação competitiva, não serão toleradas as seguintes atitudes:

  • Competidor, sob efeito de álcool ou drogas;
  • Uso de bebidas alcoólicas durante a competição;
  • Agressões físicas ou verbais de qualquer natureza, bem como xingamentos, discórdias na arena de medição.

Qualquer um dos comportamentos acima o competidor poderá ser desclassificado, do evento e/ ou até proibido de participar nas outras etapas.

Proibido competidor entrar na linha de medição com qualquer tipo de bebida alcóolica, copos, latinhas etc.

VOLTAGENS:
CATEGORIA RTA 01,02,04,06 e 8 12V

 

Alimentação livre

As baterias deverão estar dentro do veículo e ou reboque, não sendo permitido jampear ou interligar com outros carros ou bancadas exteriores nem mesmo trocar o banco de baterias por outro durante os rachas mantendo assim o projeto inicial existente no veículo.

 

Voltagem

Máximo de 13,5 V- ficando proibido o uso de fontes, vasos auxiliares, carregadores e alternadores, placas solares , durante a disputa, sendo assim os veículos deveram estar desligados.

 

Amplificadores

potência livre

CATEGORIA FREE 02,04,06, 08, 12e 20 -HV

 

Alimentação livre

Podendo ser utilizado qualquer amperagem e voltagem.
As baterias deverão estar dentro do veículo e ou reboque, visíveis e de fácil acesso para vistoria, não sendo permitido usar alguma fonte de energia, jampear ou interligar com outros carros ou bancadas exteriores nem mesmo trocar o banco de baterias por outro durante as medições mantendo assim o projeto inicial existente no veículo.

 

Amplificadores

Livre

USO DA IMAGEM

O competidor admite o uso pelo RACHA DE SOM BRAZIL de seu nome, voz e imagem, junto com qualquer informação biográfica ou outra relativa ao competidor com relação ao evento, com a finalidade de anunciar e promover, ou qualquer outro propósito, inclusive comercial, a qualquer hora que a entidade julgar desejável, renunciando a todas e quaisquer outras reivindicações.

PONTUAÇÂO

Estará no ranking do campeonato os primeiros 05 (cinco) “DB s” conquistados durante o ano, Para se classificar para a grande final o competidor precisa estar entre os 05 (cinco) melhores de sua
categoria, isso vale para todas as categorias.
As marcas dos 05 (cinco) finalistas serão somadas com a do dia etapa final e dividido por 2 e sim terá seu resultado, classificação e ranking disponíveis no site oficial RACHA DE SOM BRAZIL.
Exemplo:
150.0 db no ano, na final 152,4 150 +152,4 ÷2 =151,2, a final o competidor terá sua marca atualizada em 151,2
O competidor que até a data da final estiver com a maior marca poderá se privilegiar do direito de tocar após seus oponentes, sendo o último medir em sua categoria.

– CATEGORIA DEATH MATCH


FREE 01 (12v)
FREE 02 HIGH E (12v)
FREE 04 HIGH E (12v)
FREE 06 HIGH E (12v)
FREE 08 HIGH E (12v)
FREE 12 HIGH VOLT
FREE 20 HIGH VOLT
FREE FORCE HIGH VOLT

– O competidor deverá tocar por 30 segundos a música cedida pela entidade pelo pen drive oficial;
– A distância do microfone será de 2 metros para todas categorias HV, sendo 1 metro para categorias 12 V considerando da última parte do carro ou da caixa;
– A altura do microfone será livre, respeitando o limite mínimo de 40 cm do chão;
– É expressamente PROIBIDO aumentar ou diminuir o volume durante os 30 segundos, assim como voltar à música novamente. Caso aconteça alteração no volume, o Competidor será desclassificado;
– Fica proibido o uso de fontes e carregadores bem como o motor deverá estar desligado durante a aferição;
– O equipamento deverá começar e terminar a medição em perfeito estado, sem nenhuma avaria ou dano, alto falantes queimados ou travados, amplificadores desligados ou desarmados levará a desclassificação do competidor anulando a marca tocada sem direito a segunda soltada.
Asas e túneis com parte superior avançada e com inclinações serão medidos da última parte do veículo ou caixaria com um prumo.
O descolamento de calotas e ou protetores de alto falantes durante a medição não desclassifica o competidor, somente a queima(TRAVAMENTO DO CONE) do mesmo.
– Competidor tem direito a 2 (duas) soltada sendo cada uma de 30 (trinta) segundos, solicitando a segunda soltada prevalecerá à marca a ser homologada.

– CATEGORIA MALA ABERTA


FREE 01 (12v)
FREE 02 HIGH E (12v)
FREE 04 HIGH E (12v)
FREE 06 HIGH E (12v)
FREE 08 HIGH E (12V)
FREE 12 HIGH VOLT
FREE 20 HIGH VOLT
FREE FORCE HIGH VOLT

– É obrigatório o uso do pen drive da entidade a mesma está disponível para ser baixada diretamente no site da entidade para fim de testes;
– A música tem duração de 30 segundos, não sendo obrigatória utilização de todo o tempo, podendo parar e soltar no momento que preferir pelo controle de longa distancia.
– O competidor não poderá fazer o uso de potenciômetros ou utilizar o botão do rádio ou equalizador para ganho rápido de volume;
– A distância do microfone será de 2 metros para categorias em HV e 1 metro para categorias 12V , sendo considerada a última parte do carro ou borracha;
– A altura do microfone será livre, respeitando o mínimo de 40 cm do chão;
– O equipamento deverá começar e terminar a medição em perfeito estado, sem nenhuma avaria ou dano, alto falantes queimados ou travados, amplificadores desligados ou desarmados levará a desclassificação do competidor anulando a marca tocada sem direito a segunda soltada.
O descolamento de calotas e ou protetores de alto falantes durante a medição não desclassifica o competidor, somente a queima (TRAVAMENTO DO CONE) do mesmo;
– Fica proibido o uso de fontes e carregadores bem como o motor deverá estar desligado durante a aferição;
-Asas e tuneis com parte superior avançada ou com inclinações serão medidos da última parte do carro ou caixa com um prumo.
– Competidor tem direito a 2 (duas) soltada sendo cada uma de 30 (trinta) segundos, solicitando a segunda soltada prevalecerá à marca a ser homologada.

– CATEGORIA EXTREME (FREQUÊNCIA FIXA)


FREE   01 (12v)
FREE   02 HIGH E (12v)
FREE 04 HIGH E (12v)
FREE 06 HIGH E (12v)
FREE 08 HIGH E (12v)
FREE 12 HIGH VOLT
FREE 20 HIGH VOLT
FREE FORCE HIGH VOLT

-Não e obrigatório o uso do pen drive da entidade, contendo faixas de frequências fixas de 100 hz à 200hz
– Nessa categoria fica liberado o controle do volume através de potenciômetros, rádios, equalizadores e similares;
– A distância do microfone será de um metro, sendo considerada a última parte do carro, caixa túneis, asas, tampas e ou portas, validas para ambas as categorias HV e 12v.
– Em casos de inclinações por rampas, macacos ou pistões hidráulicos será medido pelo prumo da parte superior.
– As caixas deverão ter somente 01 (um) duto com máximo de 15 (quinze) centímetros de altura, ou até 02(dois) dutos com no máximo de 7,5 centímetros de altura cada.
– A altura do microfone será de no mínimo 40 cm;
– Fica proibido o uso de fontes e carregadores bem como o motor deverá estar desligado durante a aferição;
-Asas e tuneis com parte superior avançada ou com inclinações serão medidos da última parte do carro ou caixa com um prumo.
– Competidor tem direito a 2 (duas) soltada sendo cada uma de 30 (trinta) segundos, solicitando a segunda soltada prevalecerá à marca a ser homologada.

OBS: O regulamento foi criado e fica aos cuidados do proprietário e juiz da entidade Marcelo Augusto Joaquim, sendo assim podendo ser alterados com o decorrer das etapas
classificatórias do ano e serão avisados aos competidores.

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